Sunday, 14 March 2010

Acontecimentos recentes

Eu tava em Itu fazendo um trabalho extra e minha amiga Muriel veio almoçar comigo, depois de mais de um ano sem nos ver, fiquei muito alegre em reencontrá-la, em saber que está muito feliz, porque comprou sua casa e vai se casar! Espero que em breve ela me dê muitos sobrinhos, farei questão de estragá-los com muitos mimos!
Chamei umas amigas de Itu que gosto muito a Sara Ingrid, a Vera, a Karol, a Jó, a Fernanda, a Rosana, a Roseane irmã da Vera e o Fernando filho da Vera.

A Fernanda já trabalhava no hotel quando eu fui trabalhar lá, é uma pessoa muito engraçada, a Rosana e a Sara começaram a trabalhar nessa minha última temporada no hotel a Ro é um doce muito divertida e a Sara é guerreira, “das minhas!”, como sempre digo. Somos amigas de Boteco, amizade recente que vai durar muito ainda.

A Karol é "irmã" e a Jó é outra figura muito louca. A Vera é especial, a madrinha que a vida me deu, veio quietinha de maneira silenciosa e ocupou um bom pedaço do meu coração, não só por tudo que ela já fez por mim, mas também pelo que ela é, uma pessoa transparente, amiga de verdade, ela é essência e não aparência “é das minhas!”.

Na semana seguinte, fiquei surpresa com o convite do Elias Muniz, ele me chamou para sua formatura. Eu fui e fiquei muito feliz em ver sua alegria ele estava tão radiante, de um jeito que eu nunca vi. Ele sempre foi muito quieto, bastante observador, na festa ele estava falante, brincalhão, tipo assim... “dos meus!”.

No domingo mamis, Valdir, Joana, Bia (cachorra) e eu fomos pra praça da esquina beber cerveja, a cachorra ficou só na água! O Valdir misturou Malzbier com cerveja clara, menina não é que ficou muito bom... Adivinha? Saímos trançando as pernas, mamãe até caiu do banco em câmera lenta... Foi cômico! Depois dormimos a tarde toda... Muito bom!

Na quarta fui pra Indaiatuba conhecer a casa da Muriel, a mãe dela fez umas batatas assadas com casca e tudo, simplesmente divinas! Ela as cortou ao meio, cavou um pouco dentro, salpicou um pouco de sal, colocou queijo mussarela e cheddar, fez uma caminha com papel alumínio e assou por 30 minutos, serviu com arroz, feijão e salada de folhas e pepino, depois Murinha e eu assistimos um filme, que na verdade eu não assisti... Peguei no sono! Como sempre, foi muito gostoso estar com a Murinha.

Ontém, a Deborah foi comigo ao centro de Campinas, estava muito quente, então paramos no Papai Salim pra tomar um suco, resolvi comprar um Mamoul e saímos andando, quando abri o saquinho do doce que era coberto com açúcar de confeiteiro, mais pareceu uma bomba, pois espirrou açúcar pra todos os lados e eu fiquei inteira coberta de branco, mas não me dei conta, então mordi o doce e virei pra oferecer um pedaço pra minha irmã. Ela olhou pra mim e caiu na risada, eu me olhei através da vidraça da loja e vi que estava toda suja de branco, comecei a me limpar quando reparei que havia um rapaz dentro da loja cascando o bico de rir de mim, ai nem eu agüentei, ri muito também. A Deborah e eu fomos para o ponto do ônibus e um carro da policia parou na frente, os ambulantes saíram correndo, uma mulher enfrentou os policiais e um deles deu um tiro pra cima, eu fiquei desesperada, então eu e a Deborah entramos num táxi que estava parado no transito, o motorista saiu costurando entre os outros carros, o cara pilotava! Meu Deus, obrigada por eu estar viva e inteira!
O Mamoul é um doce libanês, coloca a manteiga para ferver. Dissolve o fermento na água e sal. Coloca o trigo em uma bacia e escalda com a manteiga ao mesmo tempo vai colocando o sal e fermento. Amasse bem até ficar uma massa bem úmida e leve. Deixe descansar 20 minutos. Recheie com nozes picadas e damasco, figo ou ameixa misturados com açúcar, asse rapidamente em forno pré aquecido, decore com açúcar cristal ou de confeiteiro.

Mamoul

Thursday, 11 March 2010

Brasil

Há uns dias atrás eu li uma manchete no jornal: "Lula diz que Dilma é pra dois mandatos!". Eu fiquei perplexa com tamanha convicção, como se o País fosse propriedade deles.
Porém, parei para analisar e de fato eles compraram o povo, e compraram com mentiras e esmolas. Infelizmente, somos corruptos e medíocres e merecemos o governo que temos.

Não entendo nada de política, pois nunca me ensinaram, até porque não convém aos nossos governantes que entendamos sobre esse assunto. Você sabe qual é o papel do senado? Das câmaras de vereadores? Dos ministros? Tenho certeza de que a sua resposta é Não, ou mais ou menos... A minha resposta também é essa.
Mas não sou cega nem burra, eu sei que o Lula é arrogante sim, porque pense comigo: "desde que me entendo por gente ele se candidata a presidência, e olha que estou beirando os trinta! não dava pra ele ser vereador, senador, ministro pra depois ser presidente, como todo profissional faz na vida? Ou já que queria tanto assim ser presidente, será que não dava pra ele ter feito uma faculdade de administração, que fosse? Será que não dava pra ter estudado espanhol, ao menos? Com tanto dinheiro que ele ganhou a frente do fat e da Cut, será que ele não poderia mesmo ter se preparado?".
Eu digo que ele não o fez, porque ele quis vender a imagem de ignorante, igual a grande massa de ignorantes que dominam o País. Mas, eu digo-lhes de ignorante ele não tem é nada, faz papel de coitadinho, de o legal porque bebe pinga e joga bola, igual o pobrezinho que ta no morro e que num tem nem a quinta série.
Dá acesso à faculdade pra o vizinho do pobrezinho do morro que por erro dos governos anteriores foi aprovado em todas as séries, mas mal consegue ler e escrever o próprio nome, no entanto, ele se sente um abençoado pelo São Lula da Silva, porque agora ele está na universidade.

Na minha visão isso chega a ser um crime! Meu Deus, não tem que facilitar o acesso à faculdade, e sim melhorar o ensino médio, qualificar mais os professores, ensinar política, economia e tarefas do lar desde o primário, pra que desde criança, a pessoa tenha discernimento e capacidade de expressão.

Uma pessoa só pode entrar na faculdade sabendo ler e escrever corretamente, sabendo se expressar e interpretar o que vê, lê e ouve.
Mas isso não é interessante para os governantes, pois as pessoas que tem essas capacidades, não votariam no Lula nem na Dilma e em nenhum dos governantes antecessores.
Porque pessoas com essas capacidades não se venderiam por esmolas como bolsa família e outras que esses governos medíocres dão.
Um povo com essas capacidades exige dos seus governantes resultados, exige melhores condições de emprego, salário digno, educação e saúde.

Pessoas bem instruídas não roubam o que é dos outros, adquirem por si seus bens, tem mais fé porque quando a vida caminha tranqüila é mais fácil agradecer e a aceitar Deus, por tanto dificilmente uma pessoa bem instruída vai agredir o próximo ou prejudicar de alguma maneira.

Uma pessoa bem instruída se enojaria com o governo que lança o cartão cultura de R$50,00 bem na semana de estréia do filme "Lula o filho do Brasil”. Dado apenas a grande massa de metalúrgicos pobres e coitadinhos como o São Lula da Silva foi um dia! Em pleno ano eleitoral. Mas, não é campanha, hein!

Um povo bem instruído procuraria a verdadeira biografia da futura presidente “Santa Dilma Rousseff”, para descobrir quem realmente ela é, antes de cair na lábia do São Lula da Silva e vender seu voto a troco de esmola.

Esse governo está nos deixando cada vez mais ignorantes, sem dignidade e cegos. Ele assina coisas e depois diz que não sabe o que assinou, se ele faz isso aqui no Brasil onde, supõe-se que ele saiba o que está lendo, por tanto assinando, quem dirá o que ele assina lá fora, uma vez que ele não sabe o que está escrito? Afinal ele mal fala o Português.

Chega galera! Vamos sair dessa mediocridade! Por que você não merece ter tudo do bom e do melhor? Por que você não merece ter ensino médio de qualidade? Por que você não merece ter um salário digno que te faça viver e não sobreviver como sempre foi? Porque você não merece um hospital publico com médicos que te atendam com educação, respeito e amor pelo que fazem? Porque você não merece andar sem medo de ser roubado e agredido nas ruas? Eu repondo que você merece, nós podemos e merecemos sim! Pagamos impostos, temos direitos, mas se não brigarmos por eles, vamos permanecer na mediocridade. Pensem nisso!

Trago a receita do Panetone, que tem feito muito sucesso no Planalto Central.
Dissolva o fermento na água morna, acrescente a farinha de trigo, misture bem e unte um recipiente com óleo e deixe a massa da esponja descansar por 1 hora. Bata as gemas com metade da água gelada. Misture a farinha, o pamix e o sal até obter uma farofa. Acrescente as gemas batidas com a água, misturando bem até obter uma massa cremosa. Misture a massa reservada da esponja com a massa do reforço, sove bem, adicione restante da água gelada, aos poucos, até conseguir uma massa elástica. Abra a massa e distribua as frutas cristalizadas e as passas, enrole delicadamente. Divida em quatro partes, deixe descansar em superfície untada por 30 minutos, cobertas com plástico. Coloque em fôrmas de panetone de 1/2kg. Cubra com plástico, deixe crescer. Asse em forno médio, previamente aquecido por aproximadamente 45 minutos.


Panetone

Tia Cleusa

Lembrei-me da minha amada tia Cleusa. Sempre quis ser como ela, quando criança eu dizia: “quando eu crescer quero ser madame como a minha tia, terei um mil milhões de dólares”.
Numa fase em que meus pais se separaram, minha mãe começou a trabalhar fora e minha tia ia à minha casa toda vestida de dona de casa, com direito a avental e bob de cabelo. Ela deixava a casa um brinco, e enquanto limpava, cantava óperas, ou tentava cantar.

Uma vez ela me levou ao Shopping pra comprar uma roupa e eu logo que entrei avistei um tailleur com debrum branco e mini saia, minha tia disse que era roupa de velha, mas eu achei a roupa mais linda do mundo, ela me fez andar o shopping todo e experimentar muitas outras roupas, mas eu queria aquela, ela então a comprou e eu a usei por uma semana inteira, não deixei nem minha mãe lavá-la.

Eu sempre tive fases, tive a fase de quebrar os copos de cristal da minha tia na boca, a fase do café com leite gelado com feijoada, a fase da maionese, do suco de laranja, da limonada suíça, dos pirulitos, dos pirocópteros e das bananas.

Uma vez na casa da minha querida tia eu estava escolhendo uma banana, peguei a mais bonita e certamente a mais apetitosa, a descasquei cuidadosamente, já imaginando o delicioso sabor daquela fruta grande e robusta. Quando me preparei para abocanhá-la, minha prima Joana passou correndo, o meu primo Pedro que a seguia, num gesto brusco, roubou-me a banana e a arremessou na minha prima, eu fiquei em estado de choque, nunca na minha vida comi uma banana tão gostosa e nunca vou comer!

A Dani e o Pedro sempre se estranharam, uma vez os dois já adultos começaram uma guerra de ovos, tudo porque a Dani num gesto de educação ofereceu à ele um lugar na mesa e quando o pobre foi sentar ela puxou a cadeira e o Pedro caiu no chão, ele se levantou, fingiu que não ligou e quando a Dani já tinha esquecido ele veio por trás e quebrou dois ovos na cabeça dela, ela então, pegou a cartela de ovos e arremessou todos os ovos nele, sujaram a casa da minha mãe inteira, depois os dois tontos tiveram que limpar tudo.

Nesse dia minha mãe fez camarão na moranga ela tirou a tampa da moranga e as sementes, lavou-a e a embrulhou no papel alumínio depois assou por 45 minutos. Salteou no azeite os camarões previamente temperados com limão, sal e pimenta do reino, juntou os tomates concasse cortados em cubos e o catchup, desligou o fogo acrescentou o creme de leite, na moranga reservada espalhou o requeijão, colocou os camarões e a voltou pro forno pré-aquecido por mais quinze minutos, serviu com arroz e mandioca frita. Foi um dia muito alegre que ficou na memória.

Camarão na moranga

Wednesday, 3 March 2010

Eu sou Amor

Eu confesso que estava bem revoltada com a dona Neusa, dona do hotel, então resolvi presenteá-la com um Livro de espiritismo e uma carta falando da minha grande indignação, pois, não entendo o por que uma senhora de quase oitenta anos é tão mesquinha e egoísta? Eu gostaria de mostrá-la que viver tanto e não aprender nada é pedir pra voltar aqui por mais duas ou mais encarnações, em condições cada vez piores.
Mas, achei um livro que comprei há um tempo atrás “O poder da gratidão” e resolvi ler a primeira página, lá estava escrito “Se a sua felicidade está no dinheiro, você não sabe o que é ser feliz!”. Então, escrevi a seguinte dedicatória: “Agradeço a Deus, por fazer de mim o instrumento do vosso amor. Agradeço a mim mesma por reconhecer a presença de Deus em minha vida. Agradeço a ti que por mesmo sem saber me ajudou a evoluir como ser humano!”.

E fui pra Itu, entreguei o livro a ela que chorou ao ler a dedicatória. Acho que ela entendeu o recado, e eu estou feliz por ter sido mais amor que rancor, sou feliz por ser o que sou, por fazer o que faço e por ter o que tenho, mereço mais e o Universo trabalha ao meu favor, por isso sei que terei ainda mais, e continuarei a ser o amor de Deus e a fazer tudo que faço com muito amor. Nunca deixarei de ser grata, justa e generosa, porque dinheiro apenas acentua o que você já é, e eu já sou grata, justa e generosa.

Nesse pequeno período que passei em Itu, uma amiga do meu namorado Faleceu, com apenas 22 anos descobriu a Leucemia e em menos de quarenta dias, tornou-se mais um anjo de Deus!
Foi muito triste ver a revolta do Pai dela, afinal ela era filha única, o que justifica tamanha revolta, embora eu acredite que ele tenha sido injusto com Deus, pois ela era uma adulta, e ele, pôde vê-la formada, trabalhando em seu primeiro emprego, quer dizer, ele deu mais a ela que muitos pais podem dar a seus filhos e a viu feliz e realizada. Que Deus torne a tocar o coração do pobre homem e devolva a ele uma razão de viver!

O Bruno e os outros amigos ficaram se lembrando das peripécias da moça, que era fã numero um do Chaves e falava sempre “me dê um Churrrrrus!”. Como a personagem, então em homenagem a ela trago a receita do churros que é feito com leite, manteiga, sal e farinha de trigo, misturado e levado ao fogo, mexendo até engrossar, depois é só colocar a massa num saco de confeiteiro e colocar aos poucos direto no óleo pré-aquecido a 180ºc. depois passe no açúcar com canela em pó, com outro saco de confeiteiro, basta rechear os churros com doce de leite, brigadeiro, creme de confeiteiro, o que quiser.
OBS: Quando eu morrer não quero velório, não quero ser exposta, quero ser lembrada viva e feliz. quero que doem o que ainda prestar em mim e me cremem, depois áqueles que me amam podem se reunir e brindar a minha chegada no Céu, podem relembrar os momentos bons e não tão bons que tiveram comigo (se mentir eu volto a noite pra puxar o pé!) e quero que fiquem felizes e continuem a viver a bela vida que Deus os deu de presente!

Churros