Para fazer os pães você vai precisar de 01 xícara de leite, 01 colher de sopa de manteiga, 02 colheres de sopa de açúcar, 02 1/2 colheres de chá de fermento fresco, 02 ovos médios, 02 colheres de chá de sal,
560 g de farinha de trigo peneirada (mais se precisar), manteiga para untar 02 formas médias, 01 gema com um fio de óleo para pincelar. ferva o leite, separe 01 colher de sopa e reserve, junte ao leite da panela a manteiga e o açúcar misture bem até derreter toda a manteiga, junte o fermento ao leite reservado, sem mexer muito, deixe descansar por 05 minutos, depois junte ao leite amanteigado, acrescente o sal, os ovos ligeiramente batidos e mexa bem, coloque a farinha aos poucos e quando não der mais para mexer, transfira a massa para uma superfície devidamente higienizada, e comece a trabalhar com as mãos, vá rasgando a massa e acrescentando farinha aos poucos até que ela desgrude das mãos, boleie, coloque-a num refratário untado e cubra com um pano limpo e umido, deixe a massa descansar por 01h30m. Polvilhe farinha na superfície limpa, faça uma bisnaga com a massa e corte -a
em pedaços. Cada pedaço faz em média 04 tirinhas que você modela a seu jeito, deixe descansar por 10 minutos. pincele com a mistura de gema de ovo e óleo e leve ao forno pré aquecido por 15 minutos. Sirva quente.
Dica: para saber se o pão está assado, vire-o e bata no centro com o dedo, se fizer um barulho oco está pronto.
OBS: A massa deve ficar bem leve e aerada.
PARA FAZER O CHALÁ DE ERVAS: boleie os 03 pedaços reservados da massa mãe, polvilhe ervas finas quanto baste, sove rápidamente, abra a bisnaga e corte em 04 pedaços iguais. faça as tiras e trance-as juntando as pontas. Adicione gergelim á gema para pincelar, pincele a trança e leve ao forno pré aquecido por 15 minutos.
CHALÁ DE ERVAS
Trata-se de um pão Judaico que é servido nos feriados religiosos e no sabá. De origem hebraica a palavra Chalá quer dizer oferenda, no século III a.C. os judeus assavam os pães para levá-los ao templo.
3 comments:
Quero pãoooo
parecem mto bons hehehhe
depois vou fazer...bjs
ai que delicia!
que saudade!!!
e que orgulho!!!
sábado estou aí, guarda pra mim
deu até água na boca
ADOREI, PRINCIPALMENTE O DE CHALÁ DE ERVAS... SIMPLESMENTE MARAVILHOSO; DE COMER REZANDO.
BJSSS
Post a Comment