A doença celíaca é uma disfunção hereditária. Uma proteína do glúten chamada gliadina, encontrada no trigo, centeio, cevada e outros cereais que em alguns organismos pode juntar-se a anticorpos e danificar as paredes do intestino delgado, interferindo na absorção de muitos nutrientes, causando indisposição estomacal, gazes, dores abdominais, diarréia, feridas na boca e até infecções. Mulheres com a doença geralmente não menstruam e podem ter problemas para engravidar. Identificada a doença, o paciente deve eliminar da sua dieta o glúten.
Como evitar o glúten?
O primeiro passo é não comer bolos, doces, bolachas, salsichas, massas, molhos e sopas ou cremes engrossados com farinha principalmente fora de casa. Em casa prepare esses alimentos com farinha de milho, arroz, batata ou soja.
No mercado leia com atenção os rótulos, evite ingredientes como os aglutinantes ou amido modificado, tão pouco descrições como "outras farinhas", pois certamente esses contém alguma substância do trigo. Deve-se evitar a cerveja e bebidas maltadas.
Ao contrário do que se pensa, uma pessoa com a doença Celíaca pode consumir, moderadamente a aveia, porque foi comprovado recentemente que esta não contém a proteína gliadina responsável pela doença.
No comments:
Post a Comment