Tuesday, 30 September 2008
Cajuzinhos
Atendendo ao pedido da minha querida amiga Juçara, ai vai a receita de cajuzinho. Na verdade a receita original é confeccionada com gema de ovo crua, amendoim torrado, desdascado e moido, chocolate em pó, açúcar e clara em neve, porém como eu sou contra o uso de ovo cru, trouxe pra você a receita mais usada hoje em dia que chega a ser mais saborosa que a original. Tome nota: 500 g de amendoim torrado, descascado e moido, 08 colheres de sopa de chocolate em pó, 500 g de doce de leite, 500 g de açúcar, amendoim torrado e descascado para decorar. Junte o amendoim moido e o chocolate, coloque o doce de leite aos poucos até dar o ponto de enrolar, dê o formato de coxinha, na parte larga do docinho coloque um amendoim para decorar e polvolhe açúcar refinado! Rende cerca de 40 docinhos. Espero que goste e deixe o seu comentário!
Pão de queijo rápidinho
Então, chega de lero-lero e vamos a receita, ingredientes: 01 xícara de leite, 01 xícara de óleo, 03 ovos levemente batidos, 03 xícaras de polvilho doce ou azedo, 150 g de queijo parmesão ralado, sal quanto baste e óleo para untar as forminhas de empada. Junte os ingredientes no liquidificador
bata até que fique homogeneo, despeje em até 2/3 das forminhas untadas e leve ao forno por 40 minutos ou até os pães dourarem.
Dica: recheie os pães com doce de leite, queijo, requeijão, manteiga, use a imaginação! Rende cerca de 20 unidades.
Contra filé Brasileirinho
Monday, 29 September 2008
Camafeu
Dicas: Para dar o formato do camafeu passe manteiga nas mãos ou água gelada. Se quiser, banhe as nozes usadas para decorar em gliter comestível na cor dourada. Se não tiver processador use o liquidificador para triturar as nozes, ou coloque-as num saco, cubra com um pano de prato e triture-as com um martelo de carne. Rende cerca de 60 unidades.
Saturday, 27 September 2008
Friday, 26 September 2008
Wednesday, 24 September 2008
Carcioffi alla Romana
Para preparar esta delicada e saborosa entrada Italiana eu usei uma alcachofra (usa-se uma alcachofra para cada pessoa), meio tomate, um raminho de hortelã, um raminho de salsa, 02 dentes de alho, 1/2 cebola pequena, pimenta do reino quanto baste, sal quanto baste, 01 limão, azeite de oliva quanto baste e água quanto baste. Primeiro eu piquei os temeros, depois eu cortei o talo da alcachofra deixando 3 dedos deste na flor. Depois, eu arranquei as folhas grandes da base, e continuei até o cone, aparei o cone de folhas com o facão, passei limão em toda a flor, para não empretejar, com o auxílio de uma faquinha, retirei as fibras do talo da alcachofra, depois escavei o miolo para retirar o cabelo da flor, lavei em água corrente e espremi limão dentro. Juntei os temperos do molho, coloquei o azeite e com parte do molho recheei a flor, coloquei a flor voltada para baixo na panela do molho e levei ao fogo, coloquei água até cobrir metade da alcachofra, tampei e deixei cozinhar por cerca de meia hora até que o miolo dela estivesse macio. A alcachofra pode ser servida ainda quente ou em temperatura ambiente. Buon appetito!
OBS: As alcachofras são fontes de folato, vitamina C e potássio, pobres em calorias e ricas em fibras, portanto, coma sem culpa!
Tuesday, 23 September 2008
Você sabia?
Monday, 22 September 2008
Bolo amigo de cenoura
Para todos os meus amados amigos preparei esse bolo simples e especial, a massa eu fiz com 03 cenouras médias descascadas e cortadas em rodelas, 2/3 de xícara de óleo, 02 ovos médios, 02 xícaras e 1/2 de farinha de trigo, 02 xícaras de açúcar, 01 colher de sopa de fermento em pó, juntei todas as farinhas e peneirei por 2 vezes, reservei, bati no liquidificador as cenouras com o óleo e os ovos, até formar um creme, despejei em cima das farinhas e com uma colher misturei bem, coloquei a massa numa forma redonda média untada e enfarinhada e levei ao forno pré aquecido por cerca de 30 minutos.
Para a cobertura eu usei 50 g de chocolate meio amargo, 100 g de chocolate ao leite e 1/2 caixa de creme de leite, em banho-maria derreti os chocolates e misturei com o creme de leite, cobri o bolo com esse ganache e decorei com placas de chocolate branco e raspas de chocolate meio amargo!
Dica: coloque o creme de leite no ganache aos poucos até que forme um creme macio.
Saturday, 20 September 2008
Torta de frango
Esta maravilhosa torta é perfeita para um lanchinho da tarde, você pode prepará-la e chamar as amigas para um bate papo que entre um pedaço e outro se estenderá por uma tarde inteira.
Para fazer a torta você vai precisar de uma forma média de fundo falso, 02 peitos de frango com osso e pele, água quanto baste, 03 dentes de alho, 01 cebola pequena, 02 folhas de louro, Pimenta do reino quanto baste, curry quanto baste, uma colher de sopa generosa de óleo, sal quanto baste, 01 lata de milho, 01 lata de ervilha, 50g de azeitonas verdes, 1/2 caixa de creme de leite, 01 colher de sopa de requeijão ou catupiry, 01 ovo, 03 xícaras de farinha de trigo, manteiga para untar a forma.
Coloque o óleo na panela de pressão, a cebola picada e o alho picado quando começar a dourar coloque os peitos de frango quando a carne estiver branca coloque o sal, o curry, a pimenta do reino e a água até três dedos acima dos peitos, coloque a folha de louro e tampe a panela, cerca de 35 minutos após de ter pego pressão. Desligue o fogo e espere acabar a pressão, abra a panela, prove o tempero, se precisar ajustar o tempero volte ao fogo e deixe ferver. Retire os peitos e com dois garfos desfie a carne, despreze a pele e a carcaça e reserve o caldo peneirado e a carne desfiada. Numa bacia, coloque a farinha, faça um buraco no meio, quebre o ovo, misture com uma das mãos e vá sovando, coloque, aos poucos, o caldo do cozimento dos peitos (+ ou - 01 copo de requeijão), sove bem, boleie a massa, cubra com um pano de prato limpo e umedecido e leve a geladeira por 30 minutos. Nesse meio tempo prepare o recheio. coloque a carne desfiada, o milho, a ervilha, as azeitonas picadas sem caroço, o creme de leite e o requeijão ou catupiry misture bem. Arrume a baguncinha, limpe a mesa com álcool pegue o rolo, polvilhe um pouco de farinha e abra a massa, o mais fino que conseguir, com o auxílio do rolo cubra a forma, já untada, com a massa e delicadamente vá forrando a forma por completo, tire as sobras e recheie. Boleie a sobra da massa e abra com o rolo, cubra a torta, com o que sobrar da massa usada na cobertura faça uma tira e enrole formando uma flor, pincele com gema e leve ao forno pré-aquecido até que esteja dourada.
Dicas: Se não tiver um rolo use uma garrafa lavada e higienizada com álcool. Se a massa na hora da sova ficar um pouco dura, molhe as pontas dos dedos no caldo de frango e continue a sovar, a massa é um pouco pesada mesmo!
Crie, modifique o recheio, culinária é isso, uma alquimia de sabores!
Friday, 19 September 2008
Trufas tradicionais
Para preparar esta delícia você vai precisar de 200 ml de creme de leite sem soro, 20 ml de mel, 01 kg de chocolate branco, 30 ml de cognac, 500 g de chocolate ao leite ou meio amargo para banhar e 200 g de cacau em pó para polvilhar. Junte o creme de leite com o mel, misture bem e leve ao fogo baixo em banho-maria, quando ferver a água do banho coloque o chocolate preveamente picado ou cortado grosseiramente, mexa bem até que o chocolate esteja derretido, tire do fogo, junte o cognac misture até ficar homogenio e quando esfriar leve a geladeira por no mínimo 24 hs, ou até que a massa fique firme pronta para modelar. Boleie a massa no tamanho que desejar, volte as bolinhas para a geladeira, derreta o chocolate ao leite ou meio amargo em banho-maria, desligue o fogo depois que o chocolate derreter. Forre uma travessa com papel manteiga, coloque o cacau em pó num prato, com o auxílio de um garfo banhe as trufas no chocolate e reserve na travessa forrada assim que o chocolate secar polvilhe a trufa no cacau, coloque-a nas forminhas para docinhos ou embrulhe-as como bombons. Rende aproximadamente 30 unidades.
Dica: não deixe cair água no chocolate, porque ele desanda e não servirá mais para banhar.