Wednesday 3 February 2010

Gastronomia

Na faculdade, como sempre, demorei um pouco a fazer amizades. A primeira pessoa com a qual conversei foi a Gijão, nós precisávamos de um lugar pra ficar de sexta pra sábado porque teríamos aulas nas manhãs de sábado. Conversamos com a Karol que nos cedeu a sala de sua casa e então, ficamos amigas. Logo fizemos amizade com a Andréa, Ro e Ana que apelidei de Pitty, pois ela tinha o cabelo vermelho igual o da cantora.

De sexta a Gijão, eu, a Karol e a Jó (irmã da Karol) íamos a Anzu Club, chegávamos as seis da manhã na casa da Karol e as sete e meia já estávamos na faculdade, depois eu pegava o ônibus das vinte para as duas e ia trabalhar, chegava em casa onze e meia, meia noite, isso quando eu ia pra casa, porque na maioria das vezes eu ficava direto no hotel trabalhando até as duas, três da manhã. Todas as noites, no intervalo tomávamos cerveja, todas as noites sem exceção. Até o dia que o professor colocou dez reais na minha mão e disse: “Vão, vão tomar cerveja no bar e me deixa dar a minha aula em paz!”. Eu até fui pro bar, mas decidi parar com essa vida ali mesmo.

O primeiro grande trabalho da Facul foi o Inter o meu grupo teve que pesquisar a história e os pratos típicos de Santana do Parnaíba, seguido o roteiro dos Bandeirantes. Eu adoro fazer trabalhos, pesquisas, falar em público (apenas quando tenho know-how do que estou falando). Então, somente eu e a Vanessa outra integrante do grupo, tivemos o interesse de ir até a cidade, nós conhecemos o local, conversamos com os moradores, descobrimos que lá tem um carnaval muito divertido, que há mais de um século a mesma família produz uma cachaça especial e a serve no carnaval de graça aos foliões. Aprendemos a receita do doce de laranja de umbigo, que somente uma das moradoras da cidade sabe fazer e ela nos deu a honra de nos mostrar o passo a passo que eu não colocarei aqui. Descobrimos, também, que até hoje eles têm o costume de comer Iça, uma espécie de formiga que tem a parte traseira grande, eles a fritam e comem, graças a Deus não estava em época de chuva, que é quando elas saem das tocas, se não teríamos que provar a iguaria! Mas eles garantem que é mais gostoso que amendoim.

Vanessa e eu elaboramos todo o trabalho, o cardápio, a apresentação, os slides, tudo. Preparamos as comidas, ensinei como manter tudo aquecido na temperatura ideal, a Van cuidou de preparar os pratos, a Gijão, que como sempre estava mal vestida ficou responsável por trazer me os pratos e eu os servia e fazia a apresentação. O nosso trabalho estava lindo, era inovador, pois nenhum dos outros grupos esquematizou como nós, os pratos foram servidos no sabor e na temperatura ideal, porém logo que eu servi a sobremesa, entrei correndo para tomar um copo de água, quando eu voltei a Gijão havia entrado no auditório e estava retirando os pratos, eu entrei, finalizei o trabalho enquanto ela fazia a trapalhada típica dela, e na hora da nota os professores deram dez, mas pela péssima aparência da Gijão perdemos dois pontos e ficamos com oito. Eu quis matar a Gijão!

No comments: