Wednesday 20 January 2010

Cleide Maria

Minha mãe sempre foi uma grande mulher, quando trabalhava fora de casa era uma verdadeira líder e quando optou pela maternidade se tornou simplesmente a melhor mãe do mundo, ela não só é minha mãe, mãe da Deborah e da Daniela, como é mãe da Sil, da Ju, da Van, da Ester e de muitas outras pessoas que passaram em nossas vidas. Tenho muito ciúme dela, confesso! Mas, não tem jeito, quando alguém precisa de colo, eu tenho que dividir o colo da minha amada mãe, porque ela é referencia de conforto, amor e amizade pra todos que a conhecem.

Cleide Maria Vicente, este é o nome da mulher mais maravilhosa e amiga que já conheci na vida. Lembro que nossa casa era cheia de crianças. Éramos conhecidas como "as meninas", a galera só avisava: "mãe vou na casa das meninas", e as mães já sabiam que seus filhos estariam na nossa casa.
A gente brincava e na hora do lanche minha mãe vinha com um boné, avental, caderneta e caneta na mão, fingindo ser uma garçonete, ela tirava nossos pedidos e preparava os lanches, depois nos servia. Era pão com ovo, hamburguer, hot dog, batata frita e sorvete de sobremesa.

Ela fazia ovos de páscoa pra vender e deixava de propósito três ovos em cima da mesa, ai eu e minhas irmãs pegávamos os ovos e ela fingia não ver, depois falava pra gente: "o coelho da páscoa comeu os ovos", eu e minhas irmãs morriamos de rir disso! Que besteira!

A mamãe acordava muito cedo e se arrumava como se fosse uma executiva com salto alto, saia, meia calça, em fim, preparava um café da manhã de novela, tinha suco, café, leite, chocolate, farinha láctea, banana, pão caseiro que ela mesma fazia, queijo minas, mel, fritada, etc. Então, ela nos arrumava e a gente tomava o café escutando a rádio Globo, ela preparava a lancheira, ao som de: "Como uma deusaaaaa, você me mantemmmm". Na minha merendeira tinha sempre café com leite gelado, e até hoje quando escuto essa música sinto o cheiro da lancheira.

Nós íamos pra escola e ela limpava a casa, deixava brilhando. Quando a gente chegava a casa estava limpa e o almoço na mesa, sempre comida fresca, muito legume, muita verdura e nada de refrigerante.

Minha irmã Dani estudava bastante, a Dé fugia dos livros e eu Dormia, mas tirava dez! Uma vez minha mãe foi chamada na escola porque eu não fazia dever de casa, quando ela chegou na diretoria eu estava em pé na cadeira com o dedo apontado pra cara do diretor, eu dizia: "É muita exploração, vocês darem dever pra fazer em casa, já não basta estudar aqui? Casa é pra descansar e não estudar!", eu devia ter uns 08 anos.

Minha mãe sempre foi uma anfitriã de mão cheia, todos que veem na nossa casa ficam tão a vontade que abrem geladeira, mudam o canal da tv, ligam o rádio e fazem até psiu! Quando querem ouvir algo e não conseguem por conta da conversa paralela!
Uma vez, minha mãe fez carne assada com batatas ela pegou a peça de Lagarto deixou marinando na vinha d'alho por 12 horas, então ela cobriu com papel alumínio e levou ao forno, depois de assada ela colocou as batatas pré cozidas em água temperada com sal e ervas e voltou ao forno pra dourar as batatas. Ela serviria a carne com arroz branco e purê de mandioquinha, porém ela pediu pra Dani: "Filha põe a carne na mesa", e a Dani minutos depois voltou na cozinha dizendo: "Mãe, não deu certo! Entupiu a privada!", quando a minha mãe foi ver, minha irmã tinha jogado a carne na privada! Minha mãe indagou: "Filha por que você fez isso?, a Dani respondeu: "Ué você que mandou."... Vai entender!
Acabou que minha mãe serviu arroz, purê de mandioquinha e ovo frito pro chefe do meu pai, convidado do dia.

No comments: