Tuesday 26 January 2010

The special

Saíamos toda semana, eu, Ju e Sil para entregar curriculum. Fomos em todos os hotéis que conhecíamos, mas nos faltava experiência, quando não só isso, faltava o inglês também, pois só o intensivo que fizemos não adiantou.

Minha mãe viu um anuncio no jornal que ocupava meia folha, era um anuncio da Transamérica Flats, eles iam inaugurar vários Flats e estavam contratando um monte de gente pra todas as áreas. E lá fomos nós. A fila estava imensa, quando chegou a nossa vez de preencher o formulário eu pensei: “Pra recepção não dá por conta da experiência e do inglês, estou me formando técnica em hotelaria, portanto camareira está fora de cogitação, vou optar por telefonista”. No campo pretensão salarial eu coloquei quinhentos reais. Formulários preenchidos nós comentamos uma com a outra sobre o que havíamos colocado nas fichas e elas acharam muita pretensão a minha de querer telefonia, as duas colocaram camareira e quando elas viram a minha pretensão salarial, então disseram: “Você não vai conseguir!”. Eu respondi: “Sou formada em hotelaria, se eu não me valorizar, empresa nenhuma vai!”. Por fim, só eu fui chamada para a segunda etapa que era a entrevista com o Gerente do Flat designado.

Eu acordei cedo, me arrumei e nem tomei café da manhã de tão nervosa que eu estava. Atravessei a cidade até chegar em Moema. Cheguei quase uma hora antes, então resolvi comer um pão de queijo na padaria Juriti, eles colocaram o polvilho doce numa vasilha, ferveram o óleo e o leite e colocaram aos poucos no polvilho misturando sempre, depois de quase fria a mistura eles colocaram os ovos e o queijo meia-cura ralado e sovaram a massa, bolearam os pães e assaram em forno pré-aquecido. Comi o pão de queijo e tomei um pingado. No caminho da padaria até o Flat me deu um baita revertério, parei na farmácia da esquina e perguntei: “Vocês tem um banheiro, por favor?”. Eles me indicaram a direção e foi o tempo de abaixar a calça... Quando eu me virei pra dar descarga, o vaso estava fechado, ou seja, sujei a tampa da privada! Levei um tempo até conseguir limpar tudo, e cheguei dez minutos atrasada na entrevista.

O gerente José do Carmo foi um amor comigo me tratou muito bem fiquei muito a vontade, ri bastante, exibi meus lindos dentes, e antes de eu sair ele disse: “é você, vou entrevistar as outras, mas já fiz minha escolha!”. Foi ai que eu sorri mesmo. Então eu tive a péssima ideia de ir até o banheiro e quando olhei meus dentes, tinha um pedaço enorme de pão de queijo bem na frente. Eu cheguei em casa aos prantos. Levou duas semanas pra eles me ligarem e eu comecei a trabalhar.

Foi um lugar muito gostoso de trabalhar, foram quase dois anos, fiz amigos, descobri que não podemos confiar de mais em colegas de trabalho, pratiquei meu inglês, vi gente famosa, fui gentil com hóspedes que retribuíram a gentileza com presentes e gorjetas. Mas, eu precisava sair de lá, pois minha mãe mudara pra Campinas, eu estava de favor na casa da Juçara e eu precisava do dinheiro da rescisão pra ajudar na reforma da casa. O gerente foi muito legal comigo me demitindo e eu fui pra Campinas.

No comments: