Friday 29 January 2010

Lembranças repentinas

Enquanto eu postava sobre o Mercure, minha mãe fazia um bolo de fubá ela bateu no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar, a farinha e o fermento, foi adicionando aos poucos o leite quente e por último o fubá e sem bater, misturou a erva doce, untou e enfarinhou a forma de buraco no meio, colocou a massa e assou em forno pré-aquecido. Então, eu lembrei da minha saudosa vó Maria. Eu não tive muito tempo de convivência com ela, mas quando mudamos de Americana pra São Paulo, passei uma semana com ela, nossa como eu comi, ela cozinhava muito bem e fazia bolo de fubá pro lanche.

Minha avó fez feijoada pra comemorar seu aniversário, eu pra variar comi nababescamente. Eu fiquei a observando, ela estava sentada na cadeira com a perna encolhida e eu pensei: “Muitas jovens não fazem isso!”. Minha avó andava de patins, namorava rapazes bem mais novos que ela, ia ao forró, era pra frente. Deu-me vontade de abraçá-la e dizer Te amo. Mas, não o fiz.
Um tempo depois ela faleceu dormindo, em casa e no dia de sua morte havia na mesa um bolo de Fubá que ela fizera no dia anterior.

Lembrei-me da minha outra avó, a vó Gracinha, mãe do meu pai. Meus pais se separaram há um bom tempo e até hoje minha vó freqüenta nossa casa. Ano passado ela veio e arrumou um namorado, os dois ficavam sentados na varanda, ela com as pernas apoiadas nas pernas dele e os dois faziam palavra cruzada o dia todo. Pela manhã ela se arrumava toda e vinha perguntar: “Estou bonita?”. E ia pra padaria se encontrar com o namorado. Ai ai ai véia assanhada!

Enganchei a memória na tia Cleusa, minha amada tia! Uma figura pensa numa mulher chique! lembrei-me dela porque a receita do bolo de cenoura é dela, e recordei o dia que voltávamos da praia e ela viu um rapaz com um dragão tatuado no braço na varando de um prédio, e começou a cantar: “Menino do Rio, calor que provoca arrepio. Dragão tatuado no braço, calção corpo aberto no espaço...” A namorada dele logo apareceu e minha tia disse: “Eu só tava cantando!”.

No comments: